Estamos na reta final e é hora de pensarmos nos objetivos e metas do próximo ano. Se você ainda não começou a pensar nisso, ótimo! Antes de se planejar, vou te mostrar como fazer o balanço 360º do seu ano.
Chega o mês de Dezembro e estamos todos acelerados, correndo para entregar projetos, serviços, correndo para atender as demandas sociais de final de ano, correndo para fazer as compras de Natal e se prometendo que ano que vem seu final de ano vai ser muito mais tranquilo… Todo ano eu me prometo isso.
Durante este período começa também aquela retrospectiva para agradecermos o que aconteceu de bom durante o ano, lembrar do que não foi tão legal e o que aprendemos com os momentos difíceis ou erros cometidos. Veja algumas questões que eu costumo avaliar para fazer o meu balanço anual.
1) Finanças e Números
Este ano, o assunto finanças foi algo em que eu investi boa parte do meu tempo para adquirir conhecimento e colocar um novo mindset em prática.Falar sobre dinheiro causa algum desconforto, medo ou constrangimento a você? Grana não deveria ser um tabu e é muito importante para alinharmos necessidades X realidade. Eu nunca fui uma pessoa de planilhas, mas como empreendedora descobri como elas são fundamentais e ainda me ajudam na tomada de decisão, seja no campo profissional ou pessoal. E sim, os números precisam ser importantes pra você que tem um negócio, e não apenas toca um hobby ou um projeto paralelo.
Contabilidade:
Calcule sua renda, seus gastos, seu crescimento, sua rentabilidade. Ficou perdida? É normal. Só nesse item tem muito conteúdo que pode ser abordado, mas o que importa é que você pense nisso. Afinal, para ser empreendedora é necessário estar preparada para lidar com a instabilidade e a incerteza em relação a finanças.
Se precisa começar a se organizar e não sabe nem por onde começar, indico muito a Ana Munhoz e seu curso Tranquilidade Financeira da Desenvolvimentes. Ela me ajudou a melhorar a forma como eu lido com dinheiro, construir minha liberdade financeira, organizar meu fluxo de caixa e investir melhor!
Conversão:
Meça seus seguidores nas redes, suas visitas no site ou blog. Eles aumentaram? Quanto? Não avalie seu sucesso apenas com esses números. Eles simplesmente informam uma tendência e o retorno X esforço. Quanta pessoas estão lá na sua lista de e-mail? Houve crescimento? Quantos orçamentos você enviou? Quantos clientes você ajudou neste ano?
Mas lembre-se que em relação a números, nem sempre mais significa melhor. Por exemplo, o faturamento em si não tem tanta relevância quando comparada a rentabilidade do seu negócio.
2) Saúde e Energia
Esse assunto pode causar uma certa surpresa, mas tenho certeza de que você sabe como isso é importante. Você é apaixonada pelo seu negócio e isso significa que você quer priorizá-lo a todo momento, ou pelo menos até quando você decida, e não a sua saúde, certo?
Em relação a saúde como você se sentiu este ano? Você ficou doente? Quantas vezes? Teve alguma crise? Se sentiu exausta? Quando você se sentiu melhor ou pior?
Você acha que sua rotina é saudável? Você acredita que é capaz de manter o seu ritmo de agora por muitos anos? Conseguiu estabelecer limites e proteger sua energia mental e física?
A questão do autocuidado e o equilíbrio entre trabalho, vida e família é crucial para quem empreende. Se você não cuidar de você mesma, ninguém mais vai. Pense com carinho em como você quer lidar com isso no próximo ano e como você pode incluir novos hábitos na sua rotina.
Sabemos que mudar um hábito é um processo muito difícil para a grande maioria. Quando começa um novo ano fazemos mil promessas que quase sempre não conseguimos cumprir.
Esse ano eu li o Poder do Hábito e foi muito interessante entender como criamos esses padrões de comportamento e como nosso cérebro lida com isso. Embora pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos causam um enorme impacto na nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade.
Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.
Charles Duhigg
Se está na sua lista alguma mudança, este livro pode te ajudar a identificar o hábito que você quer mudar e encontrar uma nova alternativa.
3) Sua Marca
A marca é como se fosse sua herança pessoal e você tem que cuidá-la e alimentá-la. Seu negócio pode passar por muitos altos e baixos, você pode alterar sua linha de produtos ou serviços, mudar o foco, estabelecer novas parcerias, mas a marca é o que acompanha você em todos os momentos!
E por que incluo isso nesse equilíbrio? Porque a construção de uma marca forte a gente faz com o tempo, com esforço e estratégia. É que nem saúde. A gente não pode deixar de lado. Quando não incluímos na nossa lista de prioridades, depois dá muito mais trabalho correr atrás e tentar conter o prejuízo.
O que você fez para a sua marca este ano? Você conseguiu comunicar os valores e a promessa da sua marca ou deixou o seu público cansado de ver sempre a mesma coisa? Tudo isso tem um impacto sobre seu negócio e é hora de detectá-lo.
Qual é a percepção da sua marca? O que foi dito sobre o seu negócio? Há clientes que esperavam algo diferente do que pensavam, para melhor ou para pior? Sua marca é conhecida pelo seu público-alvo ou não? Você se sente identificado com sua marca?
Veja com calma todas as questões e perceba se você está alinhada com o rumo da sua marca e como ela está sendo construída.
Guarde um tempo para fazer essa autoanálise e não esqueça de comemorar todas as suas conquistas! Enfatize o que foi bom! Esta é apenas uma forma de fazer um balanço do ano e te ajudar a pensar e priorizar seus próximos passos.
Lembre-se que o desafio é o que nos faz forte, o que desenvolve potencial e o que nos faz crescer. Quais foram suas conquistas e seus motivos de orgulho? Celebre o quanto você evoluiu e veja o quanto você já avançou.
Eu com toda certeza tenho muitas coisas para melhorar, mas sou muito grata por todas as oportunidades, os aprendizados e pessoas incríveis que pude conhecer neste ano. E você? Tem algum ritual ou forma de avaliar como foi o seu ano? Me conta!