O design tem cada vez mais um papel importante na estratégia de vendas, de inovação e de posicionamento. Os primeiros passos para investir em design é criar a identidade visual da sua empresa baseada em uma estratégia de branding.

Veja como começar e bom trabalho!

A identidade visual certa da sua marca tem o poder de atrair, envolver e estimular as pessoas a fazer negócios com você. Mas para muitos empreendedores e empreendedoras, pode ser um desafio começar um novo negócio e ter a clareza da importância da marca nesse processo inicial. 

Seja você um iniciante no mercado e está dando seus primeiros passos com seu negócio, ou é um empreendedor experiente que planeja dar um novo rumo para sua marca, é essencial entender que a atenção que a gestão de uma marca recebe é fundamental nos seus resultados.

Quando se trata de estabelecer os principais atributos da sua marca, tudo o que você precisa é de um pouco de tempo, uma boa pesquisa e um entendimento profundo do seu negócio. Aqui vão algumas considerações:

1. Identifique seu Público

Primeiro, pense sobre seu público-alvo. Comece com uma ou duas principais informações demográficas e expanda a partir disso. Pense criticamente sobre esses dados demográficos: quem são essas pessoas? O que precisam? O que querem? Como agem? Do que eles gostam? Como eles gostam que falem com eles?

2. Destaque o que te diferencia no mercado

O que torna sua marca única ou diferente das demais?  Diferente é o que as pessoas percebem, ser igual a todo mundo quase não atrai atenção. Portanto, a diferenciação pode estar em diferentes quesitos como atendimento, embalagem, design, experiência, arquitetura… ou essência. O conceito de essência é um dos pontos mais trabalhados e valorizados no Branding. Toda marca precisa de um propósito, de um DNA. Algo que transcenda produto ou serviço e que contribua para sua personalidade.

3. Aplique a personalidade da sua marca em todos os pontos de contato

Pense em como essa personalidade e atributos da marca podem se traduzir em áreas mais tangíveis da sua estratégia de marketing. Quais cores serão associadas à sua marca? Como será o seu logotipo? Como sua voz aparecerá no seu conteúdo e em outros materiais promocionais? 

4. Analise seus concorrentes

Você pode aprender muito sobre marketing apenas estudando o seu mercado e a concorrência. Como são os logotipos deles? Como eles se diferenciam? Como eles conversam com seus clientes? Cuidado para não se apropriar dessas qualidades e copiar para sua marca! Em vez disso, observe as motivações por trás dessas escolhas e use seus próprios atributos.

5. Peça ajuda

Agora que você refletiu sobre o seu negócio, a fim de entender seus valores, propósito, DNA, é hora de pedir ajuda para aprimorar sua visão. A menos que você tenha experiência na área de design gráfico ou um conhecimento profundo de marketing criativo, sua melhor aposta é obter ajuda de um profissional experiente e instruído. Você pode contratar uma designer freelancer especialista em marcas ou terceirizar seu trabalho para uma agência.

Construir uma identidade visual é importante para todos, seja uma pequena empresa, seja média ou seja você um profissional liberal. Isso porque ela é o primeiro contato da sua marca com o seu potencial cliente em um mundo cada vez mais competitivo e comoditizado. A identidade visual permite que o cliente crie conexão e reconheça a sua empresa, por isso não deixe essa etapa do processo passar sem a devida atenção e carinho.

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