Dicas para quem vai expor em uma feira


As feiras estão ganhando cada vez mais espaço e são ótimas oportunidades para quem é empreendedor independente em busca de novos clientes. E não é só por causa da crise que as feiras estão se multiplicando no Brasil. Uma nova forma de consumo, mais consciente e na contramão da produção em massa, vem aumentando a procura de itens feitos artesanalmente, comercializados pelo próprio produtor.

Eu ainda não participei de nenhuma feira ou bazar, mas já fui visitar algumas como compradora e me pegava pensando como eu faria para expor meus produtos e chamar atenção no meio de tanta gente e tantos expositores.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a vender mais em uma feira!

1) Conheça a estrutura do local

Em primeiro lugar é essencial saber o que a organização do evento oferece. Tem mesa, cadeira, eletricidade? Se não tem mesa, vai pensando em investir em cavaletes que são uma mão na roda pra quem participa de feiras. Depois é só conseguir um tampo de madeira, ou até mesmo uma porta velha que poderia ser cortada ou até pintada.

A feira vai durar até o período da noite? Fui em uma feira super bacana em uma praça de São Paulo, onde alguns expositores se preocuparam em levar varais de luz, ou até luminárias para não ficar na escuridão. Os que não levaram ficaram literalmente apagados :/

2) Como montar o seu espaço

É realmente importante pensar em como você vai montar sua mesa e o seu espaço. Quanto mais bonita e bem decorada, mais clientes você pode atrair! O seu produto vende bem em uma mesa? Ou é melhor deixar ele pendurado? Então tem que levar uma arara, um cabideiro ou até mesmo uma escada pode ajudar.

Você trabalha com kits? Uma boa ideia é usar caixas de madeira e montar os kits para deixar visualmente interessante e mais claro para o comprador.

O seu espaço deve ser convidativo, agradável e deixar claro o que é o seu produto ou o que você faz.

3) Pense na sua marca e no pós-vendas

Muitas vezes um cliente se interessou pelo seu produto mas não efetivou a venda naquele momento. Por isso, é muito importante você levar muitos cartões da sua empresa e deixar disponível. Afinal não se trata só de vender, mas também de fazer network, conhecer gente, mostrar seu trabalho e estreitar um relacionamento que pode trazer vendas futuras.

Um bazar ou feira pode ser a primeira vez que um comprador vê a sua marca, então não perca a chance de deixar uma boa impressão! Faça um banner, cartaz, bandeira, quadro legal com o seu logo e deixe bem visível. Uniforme faz diferença e traz profissionalismo. Quanto mais materiais de branding no seu espaço melhor. Folhetos, tags personalizadas com a marca, identificadores de preço, quadrinhos personalizados, porta retratos com fotos de uso do produto (bem legais e inspiracionais), lousas com mensagens de boas-vindas ou promoção.

Uma boa ideia é personalizar também embalagens e sacolas para que a sua marca e o endereço das redes sociais vá até a casa do seu consumidor. E não se esqueça de colocar um cartão comercial junto!

4) Use um tema para decoração

Quando eu penso em uma mesa de exposição de produtos, logo me vem à mente a decoração de uma mesa de festa. A abordagem pode ser parecida e um tema também pode orientar a decoração. Por exemplo, se o seu produto tem uma pegada vintage, então você pode usar peças que ajudem a compor o visual: livros antigos, uma câmera retrô, peças de cerâmica da vovó. Se for algo mais moderno pode ter um look industrial: peças de metal, luminária moderna, muito preto, caixas de madeira, tijolos ou até blocos de concreto!

Faça um teste em casa para ver como fica melhor. Mas o mais importante de tudo é a simpatia! Nada melhor que um vendedor simpático para deixar tudo mais bonito 🙂 Boas Vendas!

Fotos via Pinterest e Flickr
maysa crowder
About me

Mãe, publicitária e atua como diretora de arte há mais de 15 anos. Paulistana com 100% sangue argentino. Vive em São Paulo, mas ama estar na natureza. Gosta de sonhar com os pés no chão. Acredita que o bom design é essencial para transformar uma ideia, produto ou serviço em algo diferenciado, eficiente e irresistível. Acredita no empreendedorismo, no trabalho colaborativo e em uma economia mais justa, criativa e sustentável. É uma eterna otimista.

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