A importância do Branding para Empreendedoras


A ideia do futurismo é observar como a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo/mundo dos negócios podem afetar a cultura, os novos comportamentos e as novas estruturas da sociedade — aumentando a nossa consciência.

Mas aí você deve estar se perguntando o que o Branding tem a ver com isso… Estamos vivendo um mercado que tornou-se comoditizado por causa da difusão da tecnologia e do conhecimento. Antes a tecnologia, o maquinário, a capacitação, era algo que estava na mãos de poucos ou apenas de grandes empresas… O pequeno empreendedor nem podia sonhar em ter acesso ou custear isso. Agora o jogo mudou. A tecnologia está cada vez mais acessível (viva!) e o conhecimento está a um clique.

Commodity. É como chamamos um produto que torna-se massificado e não diferenciado perante nosso cliente. Economicamente falando, a comoditização ocorre quando os clientes de um determinado mercado não percebem a diferenciação entre os produtos e serviços entre os concorrentes que os comercializam.

E como podemos agregar valor ao nosso produto ou serviço em um mercado que apenas diferencia pelo preço? Através do Branding, que é a gestão da sua marca. E quando eu digo marca não estou falando do seu logo, do seu nome ou site. Isso são pilares que sustentam a sua marca.

Branding é a imagem da sua empresa ou negócio.  Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon: “Branding is what people say about you when you are not in the room.” – , ou seja, Branding é aquilo que falam de você quando você não está na sala.

Mas gestão de marca pode ser aplicado para mim que sou empreendedora ou tenho uma pequena empresa? Claro que sim! Branding também pode ser aplicado para profissionais autônomos 🙂 Branding é o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida e mais desejada na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.

“Marca é a história que o consumidor lembra quando pensa em você. Não é uma tarefa de designers, marketing ou consultores. É tarefa de todos. Branding é um verbo, não um logo.”
Laura Busche, autora do livro Lean Branding.

A marca é o logotipo, a experiência de consumo, está na sua fachada e no sorriso do seu vendedor. Desde a forma como você trata seus funcionários, até a escolha dos fornecedores, o material promocional, o site, a experiência do cliente, as emoções que você provoca nele.

Quem é empreendendora está no momento certo para trabalhar o Branding pois está no início do seu negócio. É o timing ideal para definição de valores e a cultura da sua marca.

Então se você quer saber sobre a importância do Branding para Empreendedoras, pense nisso: quais são os valores e o DNA da sua marca? Esse é o princípio de tudo. É a partir daí que podem ser definidas todas as suas ações, planejamento e estratégias de comunicação e de construção da sua marca que irão diferenciar você, o seu produto ou serviço no mercado.

Fontes: Endeavor e Rock Content
maysa crowder
About me

Mãe, publicitária e atua como diretora de arte há mais de 15 anos. Paulistana com 100% sangue argentino. Vive em São Paulo, mas ama estar na natureza. Gosta de sonhar com os pés no chão. Acredita que o bom design é essencial para transformar uma ideia, produto ou serviço em algo diferenciado, eficiente e irresistível. Acredita no empreendedorismo, no trabalho colaborativo e em uma economia mais justa, criativa e sustentável. É uma eterna otimista.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Redesign de Marca ou Atualização: quando é a hora certa de mudar?
June 05, 2018
Identidade Visual para Universo Eco
May 29, 2018
Rebranding e novo site para Agra Terapias Tântricas
May 23, 2018
Nova Identidade Visual para Brasil no Fio, Ateliê de Brinquedos e Instrumentos
March 04, 2018
Identidade Visual para Dona Curinga
October 02, 2017
Dicas para quem vai expor em uma feira
August 17, 2017
Identidade Visual para Café e Lounge
August 04, 2017
Identidade visual para Tâmara Alimentos
July 06, 2017
Site para Chieco & Garbin
June 29, 2017

1 Comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *